Buraquinho, Lauro de Freita-Ba

My Image

9AM - 17PM
Seg - Sex

My Image
My Image

Contato@ninobarreto.com.br
+55 71 9 8790-2010

My Image

Quem Sou !

Categorias

My Image

Eu ...

Analista de Sistema
Web Designer/Developer
Gestor imobiliário
Internet Marketing

Internet Marketing Para o Mercado Imobiliário Parte 2

27/04/2017 01:47:30

Nino Barreto

Internet Marketing Para o Mercado Imobiliário


Modulo 01
  • Definindo área de atuação (Nicho)

Definir a área de atuação para um corretor é algo realmente difícil, nós só pensamos nas possibilidades de vendas. Dizer a um corretor que ele irá trabalhar só com imóveis de 2/4 para público de média, já imaginou? Nós pensamos logo que querem nos limitar. Mas não é isso que iremos fazer e sim mostrar a você corretor, que trate bem a sua área de atuação, trate área por área, você verá que dessa forma ficará muito mais fácil de trabalhar e acertar na venda pela internet.

No ambiente da internet marketing costumamos tratar de área de atuação por NICHO de negócio. Nicho significa uma parcela de Clientes interessados em resolver um determinado problema. Clientes que precisam de uma solução. E você é exatamente quem trará a solução para elas.

My Image

Outra informação importante, costumamos tratar a necessidade do Cliente como uma DOR e como dito no parágrafo anterior nós iremos oferecer o remédio para tratar a dor dele, o Cliente. É importante lhe dar esses conceitos de tratamento para que você possa se familiarizar com os termos do Internet Marketing e quando realizar novas leituras saiba exatamente do que se trata.

Exemplo: Existe um grupo de Clientes que querem comprar apartamento de 2/4. Esse público/cliente é um nicho. São pessoas que tem interesse em resolver o problema de moradia comprando um imóvel de 2/4.

Agora dentro no nicho de "comprar apartamento de 2/4" existem outros subnichos que você pode explorar. Suponhamos que existam subnichos " comprar apartamento de 2/4 com garagem", "comprar apartamento de 2/4 alto padrão", etc.

Essa é uma visão geral sobre nicho. Agora vamos pensar juntos: Como definir o meu nicho ideal? Quais são os critérios que eu tenho que utilizar na hora de definir o meu nicho que vou trabalhar?

Muitas pessoas que trabalham com internet marketing focam no nicho que "dá mais dinheiro". O grande problema é focar nisso como um fim.

Acreditamos que o seu nicho pode ser definido de algumas formas:
1) Nicho baseado em sua área de atuação, como o de imóveis usados ou de baixa renda: Você possui um conhecimento e usa isso para criar uma oportunidade, Preço, ou qualquer outra coisa parecida para sanar o problema do Cliente que pode se beneficiar do que você tem para ofertar.

2) Nicho baseado em oportunidade: Você não tem o imóvel para solucionar a dor/necessidade desse grupo de clientes, mas conhece um colega que tem o remédio. Você pode então se tornar parceiro desse colega e juntos com ele promover uma solução para clientes com essa dor e resolver.

3) Nicho baseado em imóveis na planta: Você não tem o imóvel para pronta entrega mas tem como fazer uma parceria com a construtora e ofertar para seus Clientes ou montar parcerias com os corretores credenciados das construtoras, ofertar e resolver a dor de seus clientes.

4) Nicho baseado em alto padrão: Com base em sua lista de Clientes, só lhe interessa trabalhar com alto padrão e na planta.

Enfim, criar uma solução para uma dor define muitas vezes o seu nicho de atuação. O importante é ter essa condição bem definida em seu negócio, até para que possa avaliar as condições do que estão lhe ofertando e não ficar com uma carteira de Empreendimentos e se perder no que pode lhe render de imediato os resultados que seu negócio precisa.
  • Definir o público (Cliente)

Definir um público alvo, na internet marketing, costumamos chamar de Cliente que nada mais é que uma personificação do seu possível cliente (perfil).
Definir um Cliente (cliente/perfil) lhe ajudará no futuro ou na hora da venda, a identificar qual projeto estará mais indicado, qual a solução para aquele perfil e muito mais coisas envolvidas no momento da venda.

Quando for definir o cliente (perfil do cliente) você deverá responder a algumas perguntas do tipo:

1) Qual o Sexo? Masculino, feminino ou ambos?
2) Idade média do público.
3) Quais Interesses?
4) Quais as principais necessidades do público?
5) Qual problema você irá resolver?
6) Renda aproximada.
7) Vícios
8) Linguagem verbal: Se é com gírias ou mais formal.
9) Estes são apenas alguns pontos do seu Cliente (cliente/perfil).

Existem inúmeros outros pontos que você pode encontrar ao definir o cliente do nicho.
Uma dica: Faça uma espécie de investigação minuciosa. Quanto mais informação a respeito do seu Cliente alvo, mas assertiva será sua estratégia de internet marketing.

Para o melhor controle de sua pesquisa use o google docs, ou o word, bloco de notas, o que você puder ter na hora para registrar os dados do seu cliente (cliente/perfil) e use isso como um documento importante de pesquisa em sua investida empreendedora. Assim seus resultados serão atingíveis e concretos.
  • Isca do Empreendimento (Ímã)

Bem, chegamos aqui com a definição de seu público alvo, conhecemos as dores, o tipo de solução que podemos ofertar e mais qual o padrão.

Bem, com todas essas informações formatadas, chegou o momento de avaliar o que o nosso empreendimento tem para entregar ao seu cliente. Nessa hora você definirá qual a Isca do Empreendimento (Ímã) que poderá ajudar seu cliente a definir se esse ou aquele empreendimento. Muitas vezes essas Iscas (imas) ajudam e muito ao cliente a tomar uma decisão.

Isca do Empreendimento (Ímã) é um pagamento que você faz em resposta a uma ação do seu cliente (lead).

Por exemplo: Para todos os prováveis clientes que se cadastrarem em seu site ou pagina de captura, você oferecerá um bônus.
Este bônus pode ser uma planta de reforma, um desconto promocional, vale fogão, a liberação da taxa de condomínio, a taxa de gás, um projeto, ou qualquer outra coisa que o cliente possa ter acesso imediatamente após a inscrição do e-mail em sua página de captura.

Nessa Isca do Empreendimento você deve oferecer um pouco da sua solução para o seu futuro cliente. Mas isso não quer dizer que sua Isca do Empreendimento (Ímã) não tenha de ser de qualidade, é totalmente ao contrário. Quanto mais valor você oferecer, quanto mais você entregar, mas confiança irá gerar no seu futuro cliente, preparando-o para uma compra maior em seguida.

Como descrito acima você pode entregar sua Isca do Empreendimento de várias maneiras. Faça com muita excelência. Lembra do ditado: A primeira impressão é a que fica? Pois é, procure pela melhor Isca do Empreendimento, pois é ela que irá agregar valor para seu cliente.

Muita gente pensa que Isca do Empreendimento é apenas um conteúdo para troca de e-mail. Na verdade, é mais que isso, é um instrumento para que você diga para o seu cliente confiar mais em você. Quando isso acontece, você prepara o terreno para oferecer um Empreendimento de maior valor.
Essa estratégia é primordial em seu negócio, ela atrai e fideliza clientes. Muitas vezes uma proposta de ofertar um jantar ao seu cliente, caso ele venha a a comprar em sua mão, pode lhe render uma autoridade engajamento que você não imagina.